[pm letter] Letter #44 - Perguntas importantes para buscar a essência do seu Produto

Letter #44

Perguntas importantes para buscar a essência do seu Produto

Questionar é uma das maneiras mais efetivas de conseguir direcionar um Produto Digital. Algumas das perguntas não precisam de respostas e outras terão respostas difíceis de explicar. Grande parte das vezes a jornada para encontrar essas respostas é o resultado mais importante. Essas são algumas perguntas que você deve fazer sempre enquanto estiver gerindo produtos digitais:

Quem é o seu cliente?

Nem tudo se explica definindo personas. Nem tudo se explica analisando os dados. É necessário juntar o qualitativo com o quantitativo para que você tenha um reflexo mais nítido do que acontece com o seu produto. Onde seu usuário costuma usar seu produto? Em qual momento do dia? Qual era o humor dele ao usar seu produto?

Ter cartões de personas colados na parede do escritório é bonito e enche os olhos dos visitantes, mas não é dessa forma que você materializa a rotina da vida dos seus usuários. A rotina de comportamento do usuário na vida real dita o comportamento que ele terá no seu produto.

Quais problemas seu produto está resolvendo e porquê?

Por que seu produto existe? Essa pergunta é muito difícil de se responder e não deve ser respondida só pelo PM, pelo time ou pelos stakeholders. Precisa ser uma resposta conjunta, em uníssono pela empresa toda. Qualquer um da empresa precisa entender o que o negócio está resolvendo, qual parte do problema não pode ser resolvido e quais as direções que a empresa está tomando para prevenir problemas e gerar novas oportunidades.

Esses problemas podem ser de mercado, de negócio ou de pessoas. As vezes a solução não está onde o problema foi identificado. As vezes o problema do usuário é apenas um sintoma ou um efeito colateral de um mal funcionamento do negócio ou até do mercado.

Para resolver esses problemas, seu serviço precisa ser disruptivo ou uma série de inovações evolutivas já criarão impactos positivos suficientes?

Como esse produto altera o mercado?

Qual o nível de esforço que é necessário gastar para se adaptar ao uso do seu produto? A recompensa ou o valor que o produto entrega precisa ser muito grande para que as pessoas ou os negócios se adaptem para usar sua solução. Essa adaptação precisa ser curta e leve. Entender o comportamento do mercado e dos seus atores é essencial nesse caso.

Quando seus usuários forem pessoas comuns, produtos que não precisam de muitas adaptações de comportamento tem mais potencial para transformar o uso em hábito. Já se o cliente for um outro negócio, então talvez ganhar produtividade, aumentar desempenho e diminuir custos sejam pontos mais desejados.

As vezes, alterar o mercado não significa revolucionar ou "disruptar" todo um setor, mas apenas remover os obstáculos existentes.

Como esse produto se transforma em plataforma?

A essência de produtos de sucesso está relacionada em como esses produtos ajudam suas empresas a criarem plataformas para que outros atores e parceiros alavanquem seus negócios e criem mais valor. Essa plataforma cria uma rede que entrega constantemente valor para a própria plataforma, para os negócios e para as pessoas.

Construir uma plataforma não é algo trivial, mas é um caminho claro para criar um negócio forte. É por esse caminho que praticamente todas as "tech companies" seguem. É basicamente o segredo das startups.

Quais os riscos?

Entender os riscos para o negócio é algo que mapeamos muito antes de fazer qualquer coisa. Mas quais os riscos para os usuários ou para os outros negócios que se apoiarão na sua plataforma? Para que o seu negócio dê certo, é necessário que toda a cadeia de valor seja suporte os riscos. É importante entender os riscos atuais da cadeia de valor e como seu serviço poderá mitigar esses riscos.

Outras perguntas

Outras perguntas que podem ser úteis:

  • Quais outros produtos ou serviços o seu negócio está substituindo?

  • Quanto as pessoas ou empresas estão dispostos a pagar?

  • O que nós sabemos que não sabemos?

  • Quais as necessidades intrínsecas dos usuários?

  • Por que as soluções existentes hoje não são suficientes?

  • Quais são as dúvidas?

  • Quais os custos? Quais as linhas de receita?

  • A linha de receita inicial vai se sustentar por quanto tempo?

  • Como mitigamos riscos do negócio e da cadeia de valor?

  • Como medimos os resultados? E o sucesso?

Nossos links e redes

Pode nos dar seu feedback? Você responde em menos de 15 segundos.

Compartilhe nossa Letter: https://pmletter.email/

Imagem do Hero: https://icons8.com/ouch/illustration/taxi-7

Diego Eis é Head de Produtos Digitais na Sympla.

@diegoeis
https://gestaomodernaprodutosdigitais.com/
https://diegoeis.com/
https://pmtoolkit.work/
https://medium.com/gestao-produtos
https://tableless.com.br/